16 de mai de 2009

Velocidade Angular

Considere um ponto P que se encontra em θ0 no instante inicial  t0 = 0.

Num outro instante qualquer t, o ponto encontra-se em θ, então o ponto deslocou-se de θ0 até θ, ou seja:

clip_image002

num intervalo:

clip_image004

Podemos, portanto, definir velocidade angular como:

clip_image006

A unidade de velocidade angular é rad / s.

vel ang

Para movimento circular  uniforme, a velocidade angular é constante, dessa forma o ponto P descreve uma volta em um período T e Δθ = 2π, logo:

clip_image002[4]

Como:

clip_image004[4]

então:

clip_image006[4]


Veja Mais:


Um comentário:

  1. Kleber, Eu vivenciei uma experiência mística. Fui transportado para um mundo em escala logarítimica e a própria experiêcia me informou durante o transporte que eu estava em velocidade angular. Eu nunca ouvira falar neste termo. Este foi o motivo de ter visitado o seu blog. A experiêcia aconteceu de forma expontânea, sem o uso de qualquer indutor.
    Durante a experêcia objetos soltos no espaço infinito me atravessavam sem que eu sentisse nada. Não tinha nenhum sentimento tipo saudade, tempo, medo,ansiedade. tinha uma noçao parfeita de lateralidade, a perspectifa era logarítimica portanto, sem nocão da profundidade, pois não havia referencial.

    ResponderExcluir

Por favor, leiam antes de comentar:

▪ Escreva um comentário apenas referente ao tema;

▪ Para demais, utilize o formulário de contato;

▪ Comentários ofensivos ou spans não serão publicados;

▪ Desde o dia 23/07/2013, todos os comentários passaram a ser moderados. Para maiores detalhes, veja a nota de moderação aqui;

▪ É possível escrever fórmulas em $\LaTeX$ nos comentários deste blog graças a um script da Mathjax. Para fórmulas inline ou alinhadas à esquerda, escreva a fórmula entre os símbolos de $\$$; Para fórmulas centralizadas, utilize o símbolo duplo $\$\$$.

Por exemplo, a^2 + b^2 = c^2 entre os símbolos de $\$\$$, gera:
$$a^2+b^2=c^2$$
▪ Para visualizar as fórmulas em $\LaTeX$ antes de publicá-las, acessem este link.

Seu comentário é o meu Salário!

Redes Sociais

Arquivo do Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...