16/05/2009

Velocidade Angular

Considere um ponto P que se encontra em θ0 no instante inicial  t0 = 0.

Num outro instante qualquer t, o ponto encontra-se em θ, então o ponto deslocou-se de θ0 até θ, ou seja:

clip_image002

num intervalo:

clip_image004

Podemos, portanto, definir velocidade angular como:

clip_image006

A unidade de velocidade angular é rad / s.

vel ang

Para movimento circular  uniforme, a velocidade angular é constante, dessa forma o ponto P descreve uma volta em um período T e Δθ = 2π, logo:

clip_image002[4]

Como:

clip_image004[4]

então:

clip_image006[4]


Veja Mais:


COMO REFERENCIAR ESSE ARTIGO: Título: Velocidade Angular. Publicado por Kleber Kilhian em 16/05/2009. URL: . Leia os Termos de uso.


Siga também o blog pelo canal no Telegram.
Achou algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar o erro.
Para escrever em $\LaTeX$ nos comentários, saiba mais em latex.obaricentrodamente.com.

Um comentário:

  1. Kleber, Eu vivenciei uma experiência mística. Fui transportado para um mundo em escala logarítimica e a própria experiêcia me informou durante o transporte que eu estava em velocidade angular. Eu nunca ouvira falar neste termo. Este foi o motivo de ter visitado o seu blog. A experiêcia aconteceu de forma expontânea, sem o uso de qualquer indutor.
    Durante a experêcia objetos soltos no espaço infinito me atravessavam sem que eu sentisse nada. Não tinha nenhum sentimento tipo saudade, tempo, medo,ansiedade. tinha uma noçao parfeita de lateralidade, a perspectifa era logarítimica portanto, sem nocão da profundidade, pois não havia referencial.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise no blog