1 de jul de 2010

Pressão Máxima de Vapor e Vaporização

image Por que quando uma pessoa assopra sobre a superfície de um líquido a evaporação aumenta?

O sopro retira o vapor que está sobre o líquido, fazendo com que a pressão sobre as moléculas da superfície diminua e, assim, elas passem para o estado gasoso.

Da superfície do líquido, estão sempre escapando moléculas cuja energia cinética é suficiente para romper a  interação com as outras, causando diminuição da temperatura do líquido. O processo inverso também ocorre: as moléculas de vapor, ao colidirem com a superfície, perdem energia cinética, voltando ao estado líquido.

Assim, próximo à superfície do líquido, estão sempre ocorrendo os processos simultâneos de evaporação e condensação.

Quando um líquido se encontra em um recipiente fechado, recebendo calor de fonte externa, após certo tempo, como os vapores permanecem confinados, haverá equilíbrio entre as moléculas que passam para o estado de vapor e aquelas que retornam ao estado líquido. Nesta situação, o vapor é denominado vapor saturante, e a pressão correspondente é a pressão máxima de vapor.

Verifica-se experimentalmente que:

  • a pressão máxima de vapor não depende do volume do recipiente;
  • nesta situação, o sistema mantém-se em equilíbrio dinâmico: o número de moléculas que escapam do líquido é igual ao número de moléculas que retornam ao estado líquido;
  • a pressão máxima de vapor aumenta com a temperatura: a temperaturas elevadas, as moléculas adquirem velocidade maior, escapando da superfície do líquido em maior quantidade, provocando aumento de pressão.

Referências:

[1] Física V2 – Paraná


Veja mais:

EDO: Lei dos Gases de Boyle
Comportamento Térmico dos Gases Perfeitos
Quanto Pesa o Ar?

0 Comentários:

Postar um comentário

Por favor, leiam antes de comentar:

▪ Escreva um comentário apenas referente ao tema;

▪ Para demais, utilize o formulário de contato;

▪ Comentários ofensivos ou spans não serão publicados;

▪ Desde o dia 23/07/2013, todos os comentários passaram a ser moderados. Para maiores detalhes, veja a nota de moderação aqui;

▪ É possível escrever fórmulas em $\LaTeX$ nos comentários deste blog graças a um script da Mathjax. Para fórmulas inline ou alinhadas à esquerda, escreva a fórmula entre os símbolos de $\$$; Para fórmulas centralizadas, utilize o símbolo duplo $\$\$$.

Por exemplo, a^2 + b^2 = c^2 entre os símbolos de $\$\$$, gera:
$$a^2+b^2=c^2$$
▪ Para visualizar as fórmulas em $\LaTeX$ antes de publicá-las, acessem este link.

Seu comentário é o meu Salário!

Redes Sociais

Arquivo do Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...