Seja a integral:
∫cos(2x)cos(x)dx
Temos um produto de cossenos e os cálculos são facilitados utilizando a seguinte identidade trigonométrica, que transforma um produto de cossenos em uma soma:
cos(a)cos(b)=12[cos(a−b)+cos(a+b)]
Tomando esta identidade, fazemos a=2x e b=x. Assim, a integral se transforma:
I=12∫[cos(2x−x)+cos(2x+x)]dxI=12∫[cos(x)+cos(3x)]dx
Integrando termo a termo:
I=12∫cos(x)dx+12∫cos(3x)dx
A integral de cos(x)=sen(x). Assim:
I=12sen(x)+12∫cos(3x)dx
Para o integrando cos(3x), usamos a substituição u=3x. Assim, du=3dx e dx=13du:
I=12sen(x)+1213∫cos(u)duI=12sen(x)+16∫cos(u)duI=12sen(x)+16sen(u)+CI=12sen(x)+16sen(3x)+C
ou
I=12[sen(x)+13sen(3x)]+C
ou ainda:
I=16[3 sen(x)+sen(3x)]+C
Exemplo 1:
Vamos determinar a área sob a curva cos(x)cos(2x) no intervalo [0,π/2].A integral definida fica:
I=∫π/20cos(x)cos(2x)dx
I=[12sen(x)+16sen(3x)]π/20I=[12sen(π2)+16sen(3π2)]−[12sen(0)+16sen(0)]I=12⋅1+16⋅(−1)I=12−16=13≈0,33333
Veja mais:
Integral de cos2(x)dxMétodo de integração por substituição
Teste da integral para convergências de séries
Caro Kleber, veja minha proposta de resolução. Me pareceu plausível mas a resposta não coincidiu. Por favor, observe pra mim onde está o equívoco.
ResponderExcluir(A) \\
\int cos(x)(cos^2(x)-sen^2(x)) = \underbrace{ \int cos^3(x)}_{(I.a)} - \underbrace{ \int sen^2(x) cos(x)}_{II} dx \\ \\
(I.a)\, \,\, \int cos^3(x) dx = \int cos(x)cos^2(x)dx \,\,; \\ \int cos(x)(1-sen^2(x))dx = \int cos(x) - \underbrace{\int cos(x)sen^2(x) dx}_{(I.b)} \,; \\
substituindo tudo na equação (A):
\,\,\, sen(x) - \frac{1}{3}sen^3(x) - \underbrace{ \int sen^2(x)cos(x)dx}_{II} \\ \\ (II) \,\,f(x)= \frac{1}{3}sen^3(x)\,; \\ \\ F(x) =sen(x)-\frac{1}{3}sen^3(x)-\frac{1}{3}sen^3(x)
Chacon, apesar do resultado estar diferente, está correto. Apenas uma forma alternativa. Se substituirmos x por π/2, por exemplo, encontraremos 1/3 que é o mesmo valor encontrado no exemplo do artigo.
Eu resolvi pelo método que você usou e obtive o mesmo resultado que você:
I=sen(x)−23(sen3(x))
Talvez aqui caiba outra identidade trigonométrica que leve à outra forma. Isso mostra que na matemática, não existe apenas uma forma de chegar a um resultado correto. Os professores devem ficar muito atentos para que não haja injustiças.
Forte abraço!Excluir