24/05/2014

Como achar o centro do círculo, por Euclides

como-encontrar-o-centro-de-um-circulo-por-euclides

No livro III dos Elementos, Proposição 1, Euclides nos mostra como achar o centro de um círculo dado de maneira muito elementar e elegante.

Proposição 1 do Livro III: Achar o centro do círculo dado.

Seja o círculo $C_1$. Tracemos através dele uma corda $\overline{AB}$ ao acaso. Tracemos sua mediatriz, marcando os pontos $C$, $D$ e $E$. O ponto médio do segmento $\overline{DE}$ é o centro $O$ do círculo $C_1$.
Para a demonstração, Euclides inicia com o absurdo de que um ponto genérico $G$ no interior do círculo seja seu centro. Se $G$ é o centro do círculo, então tracemos os segmentos $\overline{GA}$, $\overline{GC}$ e $\overline{GB}$.
Como $\overline{AC}$ é igual a $\overline{BC}$ e $\overline{GC}$ é comum aos triângulos $ACG$ e $BCG$, então os segmentos $\overline{AC}$ e $\overline{GC}$ são iguais aos segmentos $\overline{BC}$ e $\overline{GC}$, respectivamente.

Se $G$ é o centro do círculo, então $\overline{GA}=\overline{GB}$, pois são os raios do círculo. Portanto, o ângulo $A\hat{C}G$ é igual ao ângulo $B\hat{C}G$, que são retos, já que a mediatriz $\overline{DE}$ define ângulos retos com a corda $\overline{AB}$. Mas por construção, o ângulo $O\hat{C}B$ também é reto, assim como o ângulo $G\hat{C}B$. Mas $G\hat{C}B$ é menor que $O\hat{C}B$, o que torna impossível ser o ponto  $G$ o centro do círculo, exceto se este estiver sobre a mediatriz $\overline{DE}$. Assim, o ponto $O$ é o centro da círculo $C_1$.

Em outro artigo deste blog, sobre Como Encontrar o Centro de uma Circunferência, utilizamos $3$ pontos sobre uma circunferência $A$, $B$ e $C$ e traçamos as mediatrizes das cordas $\overline{AB}$ e $\overline{BC}$. O ponto de encontro dessas mediatrizes define o centro $O$ da circunferência.

Vejam que esse método é essencialmente o método que Euclides utilizou em seu Elementos. Se fizermos coincidir os pontos $E$ com $B$, basta construirmos as mediatrizes das cordas $\overline{AB}$ e $\overline{BD}$. A intersecção cairá sobre o centro $O$ do círculo.

Referências:

  • Os Elementos - Euclides - Tradução de Irineu Bicudo - Ed. Unesp

Vejam mais:

COMO REFERENCIAR ESSE ARTIGO: Título: Como achar o centro do círculo, por Euclides. Publicado por Kleber Kilhian em 24/05/2014. URL: . Leia os Termos de uso.


Siga também o blog pelo canal no Telegram.
Achou algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar o erro.
Para escrever em $\LaTeX$ nos comentários, saiba mais em latex.obaricentrodamente.com.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise no blog