21/02/2012

Nome de Matemáticos nas Ruas de São Paulo

Motivado pelas belas ruas parisienses que foram nomeadas em homenagem a grandes matemáticos e físicos, abaixo segue algumas outras ruas localizadas na Zona Leste de São Paulo, no bairro de Artur Alvim, não tão belas, não tão limpas e organizadas, mas traz grandes nomes das Ciências, onde matemáticos e físicos se encontram e se cruzam. A dica da existência dessas ruas foi dada pelo leitor Tavano.

image

Por exemplo, na esquina da Rua Max Planck com a Rua Pitágoras, encontramos um estabelecimento comercial com um nome interessante:

image

Outro fato curioso é esta placa da Rua Leonhard Euler. Veja que os números dos limites da quadra são dois números primos: 29 e 107:

image

Esta placa da Rua Newton também tem sua particularidade: veja o número 33 do prédio que aparece ao lado da placa. Coincidentemente, Sir Isaac Newton manteve por 33 anos seus cargos ilustres na ciência e na administração pública:

image

Apesar de não encontrar uma residência sob número 345 na Rua Pitágoras, se digitarmos este endereço no Google Maps, o software diz que existe este lugar.

image

Veja abaixo as ruas organizadas em ordem alfabética. Clicando na letra G, você será direcionado à página do Google Maps.

Ruas de São Paulo com nomes de Matemáticos e Físicos:

Rua Arquimedes G

Rua Auguste Laurent G

Rua Augustin Louis Cauchy G

Rua Blaise Pascal G

Rua Brook Taylor G

Rua Carlos Finlay G

Rua Cláudio Ptolomeu G

Rua Diofanto G

Rua Enrico Fermi G

Rua Evariste Galois G

Rua Gaspard Monge G

Rua Georg Riemann G

Rua Girolamo Cardano G

Rua Henri Poincaré G

Rua Isaac Newton G

Rua Jean Baptiste D'alembert G

Rua John Neper G

Rua Joseph Louis Lagrange G

Rua Karl Friedrich Gauss G

Rua Karl Gustav Jacobi G

Rua Leonardo De Pisa G

Rua Leonhard Euler G

Rua Marquês De Laplace G

Rua Max Planck G

Rua Nicolo Tartáglia G

Rua Pierre Fermat G

Rua Pierre Janssen G

Rua Pitágoras G

Rua René Descartes G

Rua Tales De Mileto G

 


Veja mais:

Nome de Matemáticos nas Ruas Parisienses
O Grande Metrô das Ciências
Períodos Matemáticos

COMO REFERENCIAR ESSE ARTIGO: Título: Nome de Matemáticos nas Ruas de São Paulo. Publicado por Kleber Kilhian em 21/02/2012. URL: . Leia os Termos de uso.


Siga também o blog pelo canal no Telegram.
Achou algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar o erro.
Para escrever em $\LaTeX$ nos comentários, saiba mais em latex.obaricentrodamente.com.

11 comentários:

  1. Oi Kleber! Como dizia meu pai "Nem precisava ficar tão bom" Encontrei essas ruas quando procurava um outro endereço no Guia de São Paulo há coisa de 10 anos, e, como matemático adiado, chamou-me à atenção....Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Eu que agradeço pela informação sobre a existência dessas ruas. Assim podemos ver que hábrasileiros preocupados em divulgar os grandes nomes das ciências.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Kleber:
    Aqui em Piracicaba, certa vez eu assitia à TV Câmara, que mostra as sessões plenárias da Câmara dos Vereadores, e notei que em uma das pautas, os vereadores propunham nomes de ruas para a cidade. Desde criança me acostumei aqui com nomes de ruas e avenidas como R. XV de Novembro, R. Morais Barros, R. Prudente de Moraes, Av. 31 de Março. A maioria são de datas ou de políticos que provavelmente os vereadores de outrora consideraram importantes. De vez em quando alguns vereadores propõe, acredito que por única iniciativa própria, que seja dado o nome da mãe de um deles, ou do pai, recém-falecidos, para um logradouro público, justificando que foram importantes para a cidade. Pode até ser que em alguns casos seja verdade. O fato é que, com este seu post, Kleber, pensei:
    Porque não optar preferencialmente por nomes de grandes cientistas?
    É que os políticos, no caso os vereadores, que em última instância têm a palavra final, acreditam que outros políticos vivos ou mortos, seriam mais merecedores destas homenagens do que os cientistas. Não sei até que ponto isto tem coerência.
    Já pensou que legal se, desde criança alguém me perguntasse em Piracicaba:
    Onde fica a Rua Albert Einstein?
    Eu poderia procurar saber desde criança quem foi ele.
    Mas infelizmente temos casos assim:
    Onde fica a Rua Marechal Deodoro da Fonseca?
    Ou:
    Onde fica a Rua Duque de Caxias?
    Dois militares.
    Sintomas da ditadura? Talvez.

    Quem sabe um dia isto muda. Achei lega saber que em São Paulo estes nomes aparecem, mas aqui em Piracicaba, deve ser uma minoria. Pelo menos não estou me lembrando de nenhuma rua ou avenida importante com nome de cientistas.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi Kleber! Sei que não é o local apropriado, me desculpe, mas em 14.08.1915 meu avô, Isidoro Tavano, liderou um movimento grevista numa fazenda em São Manuel-SP pois o fazendeiro resolveu pagar a metade dos réis combinados por saca de café colhido, resultado: meu avô foi preso e os capangas da fazenda despejaram a família colocando as tralhas numa estrada, meu pai tinha então 15 dias de vida, dormiram ao relento. Meu pai me contou essa história quando visitávamos São Manuel e ele me apontou uma placa de rua em que constava o nome do dito fazendeiro, não cito aqui o nome pois não tenho como comprovar. Desculpe mais uma vez, foi também para reforçar o que disse o Jairo...abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tavano, Não se preocupe, qualquer lugar é um bom lugar para aprendermos um pouco mais sobre história. Creio que muitos nomes, pelo menos hoje em dia, seja mescolhidos sem muito critério, mas acredito que mais antigamente, havia um critério para "homenagear" alguns cidadãos. Veja no link abaixo um pouco mais sobre as nomes dos logradouros da cidade de são paulo:

      http://www.dicionarioderuas.prefeitura.sp.gov.br/PaginasPublicas/Introducao.aspx

      Um abraço!

      Excluir
  5. Jairo,

    Encontrei este site da Prefeitura de São Paulo que contém muitas informações sobre os logradouros, com histórias, significados e fotos. Bem interessante:

    http://www.dicionarioderuas.prefeitura.sp.gov.br/PaginasPublicas/Introducao.aspx

    Creio que tudo tenha inicialmente uma conotação política, mas com o desenvolvimento e a expansão urbana, foram criados nomes de ruas homenagendo países, estados, frutas e árvores.

    Aqui em Guarulhos também não tem nomes de cientistas. Ficaria bem feliz de passear por ruas tão ilustres. Mas o Brasil em geral não tem essa cultura; temos muito a evoluir. Basta viajar pelas ruas de Paris e as de São Paulo e notar a discrepância tanto pela organização ou pela limpeza.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Oi,Kleber! Como todos podemos comprovar pelo seu post, no Brasil também temos nomes de ruas e avenidas com nomes de cientistas e matemáticos. A única diferença é a infra-estrutura que se dá a esses logradouros em relação aos outros países. E o mais importante, a diferença de valor que se dá as ciências exatas em termos de qualidade e investimentos em pesquisas.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo1/1/15 01:30

    Sugestões:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9sar_Lattes
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Joaquim_Gomes_de_Sousa
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Gleb_Wataghin
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Imre_Simon

    e porque não de outras ciências?

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Aziz_Ab%27Saber

    Mais algumas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu defendo o uso de nomes de ilustres cientistas, independentemente da área de atuação. É uma forma de homenageá-los por suas contribuições à sociedade!

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise no blog