13/09/2011

Construção Geométrica de Uma Circunferência a Partir de Três Pontos Dados

Sejam três pontos dados não-colineares A, B e C:

clip_image002

Una os pontos AB e BC:

clip_image004

Trace as mediatrizes dos segmentos AB e BC e marque como O a intersecção entre elas:

clip_image006

Com centro em O e raio AO ou OB ou OC, descreva a circunferência procurada:

clip_image008


Veja mais:

Retificando Uma Circunferência
Como Encontrar o Centro de Uma Circunferência
Ângulos Entre Circunferências e Circunferências Ortogonais

COMO REFERENCIAR ESSE ARTIGO: Título: Construção Geométrica de Uma Circunferência a Partir de Três Pontos Dados. Publicado por Kleber Kilhian em 13/09/2011. URL: . Leia os Termos de uso.


Siga também o blog pelo canal no Telegram.
Achou algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar o erro.
Para escrever em $\LaTeX$ nos comentários, saiba mais em latex.obaricentrodamente.com.

6 comentários:

  1. Lembrei-me das aulas de desenho do ginásio (é, estou ficando velho). Na época achei muito interessante esta saída, através das mediatrizes. A intersecção delas define o circuncentro do triângulo, cujos vértices são os três pontos dados. Que bom seria se o governo voltasse com a disciplina de Desenho Geométrico, no ensino fundamental. Muitos assuntos de Física, os alunos não entendem por não terem tido, ou por não terem levado a sério o estudo de medidas e das construções geométricas. Outro dia estava dando aulas de eletromagnetismo, sobre regra da mão direita e regra da mão esquerda, e tive a impressão de que muitos alunos tinham dificuldade em entendê-las, por não terem noção de geometria espacial. Tento fazer o que posso.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu, particularmente, acho a regra da mão direita e da mão esquerda confusas.
      Prefiro ensinar a regra do relógio.

      Excluir
    2. Eu, particularmente, acho as regras da mão esquerda e da mão direita confusas.Prefiro ensinar a regra do relógio.

      Excluir
  2. Olá Jairo,
    Acho que todos estamos ficando velhos! Já faz 21 anos que conclui o ginásio! É, o tempo passa ...
    Mas falando sério, realmente é uma pena não ter esta disciplina nas séries fundamentais. Faz uma grande diferença. Tenho certeza que você faz o melhor que pode, com todo seu conheciemnto e inteligência, só não aprenderá quem realemnte não quiser.
    Lembrei agora que citou: como as pessoas tem dificuldades em distinguir lado direito e esquerdo, principalmente quando tem que tomar a decisão rápida. Vi na televisão esses dias uma matéria sobre o código de trânsito. Perguntaram para uma jovem se sabia os nomes das placas de trânsito. Ela respondeu que não sabia o que queria dizer aquela placa com um retângulo... o detalhe é que estavam falando da placa "Dê a Preferência", que é um nabla, um triângulo. Essa com certeza não teve desenho geométrico no colégio.
    Como uma coisa puxa a outra: há um tempo atrás estava tentando construir a espiral prateda, proveniente do número prateado, mas estava sem idéia de como fazer. Quando fiz este post, na hora lembrei da espiral Fiz uns rascunhos e consegui fazer. Como nossa mente é engraçada!
    Forte abraço amigo!

    ResponderExcluir
  3. Ola Jairo e Kleber também faço parte so time de vocês. E definitivamente tomei a decisão de inserir em minhas aulaa, pois cansei de ver os alunos sem base. Realmente deveria voltar as aulas de desenho geométrico. Eu como professora de arte inseri em um bimestre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente iniciativa, professora. Lembro que na sexta série, acho, foi minha professora de artes quem deu desenho geométrico em um bimestre. No ano seguinte tive a disciplina.

      Desejo sucesso!

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise no blog