5 de set de 2010

Construção de um Hexágono Regular com Régua e Compasso

Neste post, vamos construir um Hexágono regular utilizando régua e compasso. O processo é muito simples. Vamos lá:

Comece com um círculo e marque o centro como O:

clip_image002

Trace uma reta passando pela origem O e marque as intersecções com a circunferência como A e D:

clip_image004

Com centro em A, descreva uma circunferência de raio AO e marque as intersecções com a primeira circunferência como B e F:

clip_image006

Com centro em D, descreva uma circunferência de raio DO e marque as intersecções com a primeira circunferência como C e E:

clip_image008

Os pontos ABCDEF definem um hexágono regular:

clip_image010


Veja mais:

Construção de um Pentágono Regular com Régua e Compasso Parte I, Parte II e Parte III


4 comentários:

  1. Olá Kleber,
    Em geral aqui seria o local para comentar o post, más peço licença a vc para dizer que sou seguidor do seu blog a algum tempo e toda vez que entro nele fico muito feliz: pela qualidade dos post's, pela simplicidade(do layout até como as idéias matemáticas são apresentadas) e pelo prazer de apreender. Agradeço. Tenho um blog tbm (matematicamentecontando.blogspot.com) que é destinado aos meus alunos. Outra coisa... sou de Guarulhos tbm. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Ola!, sou estudante de arquitetura e queria saber como construir (Construção civil), um exógono de lados iguais, com 3,50 m de parede. Como é feita a inscrição do mesmo no solo? Quis ferramentas eu uso para marcar o exógono, já que não tem como utilizar o compasso? Existe algum vídeo?
    Att:
    Zenaide Falheiros
    zuzufalheiros@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zenaide, como vai? Não é complicado o que você precisa. Primeiro, veja que o hexágono é composto por 6 triângulos equiláteros, possuindo seus lados iguais. Para construir circunferências no solo, sem uso de compasso, utilize uma linha, ou barbante, onde uma ponta tenha um lápis e a outra ponto será fixa, como se fosse a ponta seca do compasso.

      Trace uma linha reta, que pode ser guiado por uma linha esticada. No local onde será o centro do hexágono, prenda a ponta do barbante livre (pode ser com um prego). Estique a linha e trace a circunferência desejada. O comprimento do barbante deverá ter a medida que deseja de 3,50m.

      Em seguida, na intersecção da circunferência com a linha reta, posicione a ponta livre do barbante, prenda com um prego e trace uma nova circunferência. Proceda assim para o outro lado. Depois una os pontos, como na construção acima, e pronto! Simples não é?

      Abraços!

      Excluir
  3. Isto e uma maravilha nao consegia faser um exsagono e agora cojsigo valeu

    ResponderExcluir

Por favor, leiam antes de comentar:

▪ Escreva um comentário apenas referente ao tema;

▪ Para demais, utilize o formulário de contato;

▪ Comentários ofensivos ou spans não serão publicados;

▪ Desde o dia 23/07/2013, todos os comentários passaram a ser moderados. Para maiores detalhes, veja a nota de moderação aqui;

▪ É possível escrever fórmulas em $\LaTeX$ nos comentários deste blog graças a um script da Mathjax. Para fórmulas inline ou alinhadas à esquerda, escreva a fórmula entre os símbolos de $\$$; Para fórmulas centralizadas, utilize o símbolo duplo $\$\$$.

Por exemplo, a^2 + b^2 = c^2 entre os símbolos de $\$\$$, gera:
$$a^2+b^2=c^2$$
▪ Para visualizar as fórmulas em $\LaTeX$ antes de publicá-las, acessem este link.

Seu comentário é o meu Salário!

Redes Sociais

Arquivo do Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...