2 de mar de 2010

Terremoto no Chile deslocou o eixo da Terra e encurtou o dia

image

Segundo o site Terra: Cientistas da Agência Espacial Americana (NASA), afirmam que o terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o Chile no dia 27 pode ter reduzido a duração dos dias na Terra. Segundo a NASA, o terremoto deve ter encurtado a duração de um dia a Terra por cerca de 1,26 microssegundos. Os responsáveis pelo estudo fazem parte da equipe do cientista Richard Gross e realizaram um cálculo por meio de complexo modelo computadorizado sobre como o abalo teria modificado a rotação do nosso planeta.

O dado mais impressionante levantado no estudo é sobre o quanto o eixo da Terra foi deslocado pelo terremoto. Gross calcula que o abalo sísmico deve ter movido o eixo do planeta (o eixo imaginário sobre o qual a massa da Terra se mantém equilibrada) por 2,7 milisegundos (cerca de 8 centímetros). Esse eixo da Terra não é o mesmo que o eixo norte-sul.

O cientista afirma que o mesmo modelo computadorizado foi usado para estimar que o terremoto de magnitude 9,1 que atingiu Sumatra em 2004 deve ter reduzido a duração do dia de 6,8 microsegundos e deslocado do eixo da Terra em 2,32 milisegundos (cerca de 7 centímetros).

Segundo o cientista, apesar do terremoto chileno ter sido muito menor do que o terremoto de Sumatra, prevê-se que ele tenha alterado mais a posição do eixo da Terra por dois motivos. Primeiro, ao contrário do terremoto de Sumatra localizado perto do equador, o terremoto chileno aconteceu nas latitudes abaixo dele, o que o torna mais eficaz na mudança do eixo do planeta. Em segundo lugar, a falha responsável pelo terremoto Chileno foi mais profunda e em um ângulo ligeiramente mais acentuado do que a falha responsável pelo terremoto de Sumatra. Isso faz com que a falha no Chile seja mais eficaz para deslocar verticalmente a massa da Terra e, portanto, mais eficaz na sua mudança de eixo.

Os cientistas afirmam, porém, que devem aguardar maior refinamento dos dados para que ter resultados definitivos.

Leia mais:

http://www.nasa.gov/topics/earth/features/earth-20100301.html

http://www.businessweek.com/news/2010-03-01/chilean-quake-likely-shifted-earth-s-axis-nasa-scientist-says.html

http://www.on.br/revista_ed_anterior/fevereiro_2005/conteudo/noticias/5/5.html

http://obaricentrodamente.blogspot.com/2009/11/o-movimento-de-precessao-da-terra.html

2 comentários:

  1. Sera que ao invés de o terremoto ter causado a mudança de eixo da terra, não poderia ser o contrario?
    O movimento de precessão da terra que poderia estar causando esses terremotos?

    ResponderExcluir
  2. Acho difícil a precessão da Terra causar terremotos, já que o eixo desloca-se 50'' de grau por ano: Uma porque essa velocidade é muito baixa para causar esses fenômenos; outra porque a Terra ao se movimentar, movimenta todo o sistema englobado em seu campo gravitacional.
    Creio que as causas desses terremotos se dão pelas acomodações das placas tectônicas e estas se movimentam devido a fenômenos naturais, como o próprio clima (destruído pelo homem) e pelo próprio magma que se movimenta a uma temperatura extrema no centro da Terra, querendo sair para a superfície, como uma válvula de escape.
    Não pesquisei e também não sei se o que eu disse é correto.

    ResponderExcluir

Por favor, leiam antes de comentar:

▪ Escreva um comentário apenas referente ao tema;

▪ Para demais, utilize o formulário de contato;

▪ Comentários ofensivos ou spans não serão publicados;

▪ Desde o dia 23/07/2013, todos os comentários passaram a ser moderados. Para maiores detalhes, veja a nota de moderação aqui;

▪ É possível escrever fórmulas em $\LaTeX$ nos comentários deste blog graças a um script da Mathjax. Para fórmulas inline ou alinhadas à esquerda, escreva a fórmula entre os símbolos de $\$$; Para fórmulas centralizadas, utilize o símbolo duplo $\$\$$.

Por exemplo, a^2 + b^2 = c^2 entre os símbolos de $\$\$$, gera:
$$a^2+b^2=c^2$$
▪ Para visualizar as fórmulas em $\LaTeX$ antes de publicá-las, acessem este link.

Seu comentário é o meu Salário!

Redes Sociais

Arquivo do Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...