4 de jun de 2009

Algumas Excentricidades de Newton

Estava folheando alguns livros e encontrei um texto relatando alguns comportamentos excêntricos de Newton. Resolvi, então, compartilhá-los com todos.

Há relatos segundo os quais Newton passava dezoito ou dezenove horas por dia escrevendo e que dão conta sua notável capacidade de concentração. Contam-se, ainda, histórias pitorescas, talvez apócrifas, para ilustrar sua distração quando mergulhado em elocubrações.

Narra uma dessas histórias que, certa vez, quando oferecia um jantar a seus amigos, Newton saiu da mesa para buscar uma garrafa de vinho, engolfou-se em cogitações, esqueceu-se de que ia fazer, foi para o quarto, vestiu sua sobrepeliz e acabou na capela.

Noutra ocasião, Newton foi convidado por seu amigo, Dr. Stukeley, para um jantar. O prato era frango e, como o convidado demorasse, foi servido em sau ausência, numa travessa coberta por uma tampa. Achando talvez que o amigo se tivesse esquecido do convite, o Dr. Stukeley resolveu jantar sozinho: tirou a tampa da travessa, trinchou e comeu o frango, pôs os ossos na mesma travessa e tampou-a. Mas Newton acabou aparecendo, cumprimentou o amigo, sentou-se, levantou a tampa da travessa e, ao ver apenas os restos, disse: "Tinha me esquecido de que já jantamos".

E noutra oportunidade, quando ia a cavalo para casa, Newton desmontou ao pé de uma colina a fim de conduzir o animal pela rédea na subida. Mas o cavalo, que ainda não conhecia bem os hábitos do dono, acabou escapulindo, deixando-o apenas com as rédeas nas mãos. Newton, porém, só foi descobrir isso quando, no topo da subida, procurou saltar de novo para a sela.
 
Referências:
 
[1] Howard Eves - Introdução à História da Matemática - pág. 441
 

Veja mais:

A Pirâmide Humana de Newton
A Mala de Newton

Um comentário:

  1. Para quem desejar saber mais, em detalhes, sobre tudo na vida deste grande homem, tenho um singelo projeto:

    www.biografiaisaacnewton.com.br

    ResponderExcluir

Por favor, leiam antes de comentar:

▪ Escreva um comentário apenas referente ao tema;

▪ Para demais, utilize o formulário de contato;

▪ Comentários ofensivos ou spans não serão publicados;

▪ Desde o dia 23/07/2013, todos os comentários passaram a ser moderados. Para maiores detalhes, veja a nota de moderação aqui;

▪ É possível escrever fórmulas em $\LaTeX$ nos comentários deste blog graças a um script da Mathjax. Para fórmulas inline ou alinhadas à esquerda, escreva a fórmula entre os símbolos de $\$$; Para fórmulas centralizadas, utilize o símbolo duplo $\$\$$.

Por exemplo, a^2 + b^2 = c^2 entre os símbolos de $\$\$$, gera:
$$a^2+b^2=c^2$$
▪ Para visualizar as fórmulas em $\LaTeX$ antes de publicá-las, acessem este link.

Seu comentário é o meu Salário!

Redes Sociais

Arquivo do Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...