Seguidores

Pesquise neste blog

04/11/2008

Jogo: Trabalhando o Plano Cartesiano

Objetivos

Desenvolver através de brincadeiras, o aprendizado, localização de um ponto e inserção de pares ordenados no plano cartesiano.

Material Utilizado

$1)$ $1$ alvo montado em papel cartão, revestido com plástico colante.
$2)$ Caneta retroprojetora.

O Alvo



O Jogo

Cada área colorida do Alvo equivale a uma quantidade de pontos a definir. Utilizando números pré-definidos que variam de $–20$ a $20$, sorteiam-se $2$ números formando um par ordenado. Localiza-se o ponto no plano cartesiano marcando com a caneta retroprojetora. Observa-se a região em que o ponto se localiza anotando a quantidade de pontos. Aquele que, ao final do jogo, somar maior pontuação, vencerá a rodada.

Serão confeccionados $2$ conjuntos de peças numeradas. Cada qual com um número, variando de $–20$ até $20$.

Durante as aulas envolvendo o plano cartesiano, utilizar esse jogo para melhor exposição do assunto, de modo a reunir todos os alunos a trabalharem juntos.

Cada aluno sorteia $2$ números, formando um par ordenado $(x, y)$ e ele mesmo marca o ponto no plano.

Pode-se fazer uma variação desse jogo: após localizar o ponto $P$ no plano, pede-se ao aluno para calcular a distância da origem ao ponto $P$ através do Teorema de Pitágoras. Após algumas jogadas, somam-se todas as distâncias e aquele que obteve a maior soma, ganha o jogo.

Exposição

Trabalhar individualmente ou reunir grupos para que trabalhem em equipe, somando a pontuação individual, assim o grupo que somar maior pontuação ganha o jogo.


Veja mais:

Trabalhando com Frações
Quebra – Cabeça: Abelhas
Quebra – Cabeça: Macaquinhos

5 comentários:

  1. Esse jogo mim ajudou muito para meu trabalho da escola agredeço a vocês

    ResponderExcluir
  2. Que bom que lhe ajudou. A idéia deste blog é exatamente essa.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. muito obg kra esse jogo me ajudou tbm bastante no meu trabalho de escola obg continue assim fik com deus vlw

    ResponderExcluir

Desde o dia 23/07/2013, todos os comentários passaram a ser moderados. Para maiores detalhes, veja a nota de moderação aqui.

É possível escrever fórmulas em $\LaTeX$ nos comentários deste blog graças a um script da Mathjax. Para fórmulas inline ou alinhadas à esquerda, escreva a fórmula entre os símbolos de $\$$; Para fórmulas alinhadas ao centro, utilize o símbolo duplo $\$\$$.

Por exemplo, \int_a^bf(x)dx entre os símbolos de $\$\$$, gera:
$$\displaystyle \int_a^bf(x)dx$$
Se desejarem visualizar as fórmulas em $\LaTeX$ antes de publicá-las, acessem este link.

Seguem alguns símbolos, caso necessitem utilizá-los:

α β γ δ ∆ λ μ Ω ο ρ φ χ ψ ξ ε η θ π ∂ ∑ ∏ ℮ ∞ ℝ ℕ ℚ ℤ Ø f◦g
½ ¼ ¾ ½ ⅓ ⅔ ⅛ ⅜ ⅝ ⅞ ² ³ ¹ º ₁ ₂ ₃ ₄ ≈ ≠ ≡ ∀ ∃ ⇒ ⇔ → ↔ \
∈∋∧ ∨ ⊂ ⊃ ∩ ∪ − + × ± ∓ ÷ √ ∛ ∜ ⊿∟ ∠→ ↑ ↓ ↕ ← ≤ ≥

Seu comentário é o meu Salário!